Hospital e Maternidade Unimed mantém nível máximo de qualidade pela ONA


Publicado em: 18/08/2023

No último dia 27 de julho, o Hospital e Maternidade Unimed (HMU) passou por auditoria da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e manteve o certificado de qualidade no nível máximo (III).

Para manter o selo de excelência, a equipe técnica da acreditadora analisou pontos administrativos, assistenciais e de gestão do HMU.

“Utilizar cada processo como oportunidade de melhoria para que a qualidade e segurança sejam percebidas e sentidas pelo paciente é a nossa busca constante”, afirma a administradora hospitalar, Katia Gould. Para ela, “ações oportunas, eficazes, eficientes, equânimes e centradas no paciente são o diferencial para manutenção da acreditação”.

O diretor técnico do HMU, Dr. Aléxis Mastri, explica que a certificação é um processo permanente na busca de qualidade. “Neste processo, é fundamental o entrosamento e engajamento de toda equipe multidisciplinar e de toda direção, tanto do hospital quanto da cooperativa, sendo que nossos principais alicerces nessa empreitada são, sem dúvidas, nossa equipe multidisciplinar e nosso corpo clínico”, pontua o médico.

De acordo com o diretor presidente da Unimed Leste Paulista, Dr. Luís Antônio Estevam, “essa certificação, reconhecida em âmbito nacional e internacional, prova que o Hospital e Maternidade Unimed está sempre focado em promover uma maior qualidade de atendimento para o beneficiário”.

 

SOBRE A ACREDITAÇÃO

Para ser acreditada, a instituição precisa, comprovadamente, atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.

“Os requisitos são classificados em Não Conforme, Parcial Conforme, Conforme e Supera. O resultado final é uma junção de todos eles que se integram entre si com evidência dos pontos fortes e pontos fracos”, explica Katia.

A auditoria é realizada de forma voluntária e constitui, essencialmente, de um programa de educação continuada das organizações prestadoras de saúde.

 

A Acreditação possui três níveis:

I – Acreditado;

II – Acreditado Pleno;

III – Acreditado com Excelência.

 

Para alcançar a certificação máxima, uma instituição precisa cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança, 80% ou mais, os padrões de gestão integrada, e 70% ou mais dos padrões ONA de Excelência em Gestão.

 

SOBRE A ONA

A Organização Nacional de Acreditação trabalha desde 1999 para que as instituições brasileiras adotem práticas, tanto de gestão quanto assistenciais, que resultem no melhor cuidado com o paciente.

Responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões de qualidade e segurança em saúde no Brasil, a ONA é membro da International Sociaty for Quality in Health Care (ISQua) e atua ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como França, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos.

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